FAQ

Nós não analisamos crédito, mas sim, qualificamos o crédito para sermos bem assertivos junto aos agentes financeiros com os quais temos parceria e que defenderemos a aprovação da operação do nosso cliente. Temos uma plataforma de negociação de crédito imobiliário que coloca nossos potenciais clientes tomadores de crédito junto aos agentes financeiros, provendo assertividade, agilidade e previsibilidade no processo

Os agentes financeiros nossos parceiros são as instituições financeiras devidamente regulamentadas pelo Banco Central e que aprovam o crédito da operação.

Atualmente trabalhamos com o FINANCIAMENTO para AQUISIÇÃO de imóvel e o CRÉDITO COM GARANTIA IMOBILIÁRIA, conhecido como CGI. O CGI é para os clientes que já possuem um imóvel e querem levantar recursos dando em garantia este mesmo imóvel. Já na Aquisição, o cliente quer adquirir um imóvel, seja novo ou usado e paga até 90% do valor do imóvel com recurso financiado.

O produto CGI, como normalmente chamamos na IMOVELCREDI, tem vários nomes no mercado: CGI (Crédito com Garantia Imobiliária) Refin (Refinancimento Imobiliário) Home Equity Reestruturação

A qualificação contém basicamente três pontos. Primeiro, a qualificação do cliente tomador do crédito, seja pessoa física ou jurídica. Segundo, a qualificação do imóvel, da garantia, e, a SIMULAÇÃO da operação, com dados de valor pretendido de crédito, prazo, tipo de amortização, carência, etc.

A pré-análise é o resultado da avaliação inicial onde iremos considerar os dados sobre o cliente comprador ou tomador, a garantia oferecida e também sobre a operação desejada (valor pretendido, prazo, indexador, etc.).

Atualmente, o cliente deverá ter retorno em até 1 (um) dia útil. Ao momento que é solicitada a pré-análise um consultor automaticamente assume o processo do cliente e começa a realizar a pré-análise. Importante salientar que é fundamental que o processo seja enviado ao backoffice via plataforma.

O prazo para aprovação do crédito varia de acordo com cada agente financeiro. Em geral, com a documentação completa (formulários e documentos), a análise de crédito se faz em até 5 (cinco) dias úteis.

Com base na pré-análise realizada com os dados e documentos fornecidos pelo cliente, sabemos com um alto grau de assertividade se a operação será aceita, e por qual agente financeiro, mas não há garantia de sucesso.

Em alguns casos, e somente nestes casos, o agente financeiro fornece uma pré-aprovação. Esta pré-aprovação significa que o agente financeiro concedeu uma aprovação que estará sujeita à confirmação após a análise documental e jurídica. Somente após esta confirmação final que a operação estará definitivamente aprovada.

A operação de Aquisição e CGI tem 5 FASES principais: 1. Simulação e Pré-Análise 2. Análise de Crédito 3. Avaliação do Imóvel 4 Análise Jurídica 5. Formalização e Liberação de Recursos

Não, o processo é simples e totalmente digital. O cliente não precisa sair de casa, além disso, contamos com uma equipe de especialistas prontamente disponível.

No CGI a aceitação dos imóveis está totalmente vinculada à liquidez no mercado, ou seja, a facilidade com que o imóvel é vendido no mercado. Desta forma, atualmente, os imóveis residenciais são os mais bem aceitos pelos agentes financeiros, desde que atendido o quesito liquidez. Além dos residenciais, as salas comerciais também são bem aceitas. Após estes dois tipos de imóveis, temos lojas comerciais, prédios comerciais, terrenos, imóveis com construção não averbada e imóveis mistos (comercial e residencial) que também são aceitos, porém com restrições. Outros imóveis também podem ser analisados. Dada a quantidade de variáveis a ser considerada, é sempre importante o acompanhamento de um especialista, por isso pode contar conosco. Importante ressaltar que imóveis em área de risco tais como em zonas de potencial desabamento, perto de presídios, favelas, etc. terão muita dificuldade de serem aceitos.

Os custos envolvidos no processo são demonstrados na SIMULAÇÃO de forma transparente e aberta. Logo após identificado o enquadramento em algum agente financeiro, os custos cobrados e as condições oferecidas pelo agente financeiro são refletidos com precisão na proposta de crédito. Em geral, existem os seguintes custos: taxa de estruturação, taxa de avaliação, IOF, seguros (MIP=Morte ou Invalidez Permanente, com percentual aplicado sobre o saldo devedor e DFI=Danos Físicos ao Imóvel, com percentual aplicado sobre o valor de avaliação do imóvel) e taxa de administração.

Não. A operação de CGI não tem ITBI pois não existe transferência de titularidade do imóvel. Na operação de CGI existem custos cartorários sobre o registro da alienação fiduciária.

A operação de CGI caracteriza-se por poder financiar até 60% do valor de avaliação do imóvel. Este percentual de financiamento depende de variáveis como tipo do imóvel, liquidez da garantia, se o tomador é pessoa física ou jurídica, entre outros fatores.

No financiamento para aquisição de imóvel, até 420 meses. No CGI, variam geralmente de 36 meses a 240 meses.

Os sistemas de amortização mais utilizados são SAC e Price.

O mais comum é a utilização de taxas pós-fixadas, com os indexadores TR para o Financiamento Imobiliário para Aquisição de imóvel e IPCA ou IGPM para o CGI. Porém, há opção de taxas pré-fixadas, ou seja, sem indexadores para correção do saldo devedor e, consequentemente, os valores das parcelas serão conhecidos durante toda a vida do contrato.

Certamente. O pagamento antecipado das parcelas se realiza através de amortização do saldo devedor atualizado, ou seja, não há antecipação de parcelas a vencer e sim um abatimento do saldo devedor na data do pagamento.

Sim, porém há poucos agentes financeiros que aceitam essa condição. Normalmente, submetemos duas operações independentes para serem processadas.